sábado, 31 de agosto de 2013

Texto dissertativo - O papel do professor na construção do conceito numérico

O Papel Do Professor Na Construção Do Conceito Numérico
     Sabemos hoje a grande dificuldade que os alunos e os professores encontram na hora de aprenderem e ensinarem a disciplina da matemática, são diversas justificativas usadas para este fracasso que toma conta de milhares de escolas por todo mundo. Professores costumam por a culpa nos alunos, dizem que encontram muito desinteresse dentro de sala, dizem que a matemática não desperta a atenção dos alunos, mais será que eles já pararam e se perguntaram: - O que eu faço para chamar à atenção dos alunos? Qual o meu papel como educador? Os métodos e materiais que utilizo dão resultados?. O desenvolvimento dos alunos depende de uma serie de fatores que não podemos deixar de darmos atenção.
     O processo de ensino da matemática já começa a ser introduzido na criança assim que ela entra na escola, essa primeira fase de ensino é de extrema  importância para nortear os conceitos dos alunos, para despertar neles o interesse e o prazer pela matemática. O professor no entanto tem um papel fundamental no ensino destas crianças, pois seus métodos é que influenciaram tanto negativamente quanto positivamente.
     O homem já nasce com a matemática em sua vida e a leva ate a morte, então porque não trazer o cotidiano para a educação?, este método tão defendido por Paulo Freire é importantíssimo para educação, pois mostra sentido naquilo que se aprende. Devemos levar em conta também que quando nos referimos a educação infantil a ludicidade, criatividade, brincadeiras e jogos nunca são demais, esses são grandes auxiliares na hora de ensinar.
     A principal forma de ensino na educação infantil esta sem duvida alguma na exploração da ludicidade em todas as atividades desenvolvidas. No âmbito da matemática a exploração dos diferentes tipos de jogos é de grande importância, pois eles desenvolvem diversos aspectos cognitivos dos alunos, é através dos jogos que os alunos aprendem a agir estimulando a curiosidade e gerando a autoconfiança, os desenvolvimentos do pensamento e da concentração também fazem parte do resultado dos mais variados tipos de jogos.
     Os jogos sempre foram defendidos por pensadores que revolucionaram na educação como Jean Piaget e Vygotsky e hoje é comprovado a sua eficácia no processo de ensino a aprendizagem, por fazer com que os alunos desenvolvam o raciocínio logico, adquiram agilidade, aumentando assim seu rendimento.
     Junto com este trabalho lúdico nas atividades o professor devera estimular a criança a pensar e interagir com os colegas, pois é necessário que a criança tenha autonomia e liberdade para construir seu próprio conhecimento, esta seria a forma direta de dar continuidade aos trabalhos realizados com os jogos e as brincadeiras. Neste processo o professor deve estar atento as dificuldades individuais dos alunos para que a partir deste olhar critico ele possa intervir de maneira correta na aprendizagem, isso vai ser de grande importância na qualidade do ensino, gerando uma maior desempenho individual.
     É como dizia Paulo Freire “ – Ninguém ignora tudo, ninguém sabe tudo, todos nos sabemos alguma coisa, todos nos ignoramos alguma coisa, por isso aprendemos sempre. ’’. É assim em toda e qualquer área da educação, o ensino e aprendizagem devem caminhar juntos de forma que todos aprendam ate mesmo os educadores.







A história da Matemática

    Para começarmos a falar sobre as inovações no modo de ensinar matemática , vamos primeiramente ver um breve resumo sobre a história da matemática .

A história dos números 




   Os documentos matemáticos mais antigos foram encontrados na Mesopotâmia
   Logo apos isso , na China, é inventado o ábaco, primeiro instrumento mecânico para calcular. São criadas as tabuadas e o cálculo de área é desenvolvido. Estas coisas aconteceram entre 3000 e 2500 a.C.
     Em 1600 a.C , foi escrito o papiro de Rhind , que se tornou o principal texto matemático dos egípcios , contendo regras para o calculo de adições e subtrações de frações , equações simples de 1° grau , problemas de aritmética , medição de superfícies e volumes.
     A partir de 550 até 450 a.C foi estabelecida a era pitagórica , caracterizando-se por grandes conhecimentos na geometria elementar com o teorema de Pitágoras.
   276 e 194 a.C - o matemático grego Erastótenes idealizou o método que permitiu medir a circunferência da terra.
     Nos anos 300 e 600 o povo hindu cria o sistema numérico decimal que usamos hoje.
 1525 - é empregado o atual símbolo da raiz quadrada.
 1619 - Descartes cria a geometria analítica.
 1642 - Blaise Pascal constrói a primeira máquina de calcular  , que permitia somar ou subtrair números de até seis dígitos.

  1654 - Os matemáticos franceses Pierre de Fermat e Blaise Pascal  desenvolvem estudos sobre o cálculo de probabilidade.
1669 - O físico e matemático inglês Isaac Newton desenvolve o cálculo diferencial e integral.
1685 - O inglês John Wallis cria os números imaginários.
1744 - O suíço Leonard Euler desenvolve estudos sobre os números transcendentais.
1822 - A criação da geometria projetiva é desenvolvida pelo francês Jean Victor Poncelet.
1824 - O norueguês Niels Henrik Abel conclui que é impossível resolver as equações de quinto grau.
1826 - O matemático russo Nicolai Ivanovich Lobachevsky desenvolve a  geometria não euclidiana.
1931 -  Kurt Gödel, matemático alemão, comprova que em sistemas matemáticos existem teoremas que não podem ser provados nem desmentidos.
1977 - O matemático norte-americano Robert Stetson Shaw faz estudos e desenvolve conhecimentos sobre A Teoria do Caos.
1993 - O matemático inglês Andrew Wiles consegue provar através de pesquisas e estudos o último teorema de Fermat. 


      
 Numeração Egipciana

Sistema de contagem desenvolvido pelos homens primitivos 

Papiro 


 Ábaco 
 Teorema de Pitágoras 




Apresentação do Blog

  

  Este blog têm como principal objetivo publicar atividades inovadoras de Matemática  ( de acordo com os níveis de desenvolvimento de cada criança ), como aplicar os jogos e dinâmicas . Enfim , o blog é o espaço onde compartilharemos algumas ideias e trocaremos informações sobre essa matéria tão importante que é a matemática.

Perfil das responsáveis pelo Blog:
FAST - Faculdade Anhanguera Santa Terezinha

Lorrane Moreira , 19 anos . Estudante de Pedagogia ,6° Semestre. 
Ediane Pereira , 20 anos . Estudante de Pedagogia ,5° Semestre.
Deborah Alves, 25 anos . Estudante de Pedagogia ,6° Semestre.
Luana Laura , 26 anos . Estudante de Pedagogia ,5° Semestre.