sábado, 31 de agosto de 2013

Texto dissertativo - O papel do professor na construção do conceito numérico

O Papel Do Professor Na Construção Do Conceito Numérico
     Sabemos hoje a grande dificuldade que os alunos e os professores encontram na hora de aprenderem e ensinarem a disciplina da matemática, são diversas justificativas usadas para este fracasso que toma conta de milhares de escolas por todo mundo. Professores costumam por a culpa nos alunos, dizem que encontram muito desinteresse dentro de sala, dizem que a matemática não desperta a atenção dos alunos, mais será que eles já pararam e se perguntaram: - O que eu faço para chamar à atenção dos alunos? Qual o meu papel como educador? Os métodos e materiais que utilizo dão resultados?. O desenvolvimento dos alunos depende de uma serie de fatores que não podemos deixar de darmos atenção.
     O processo de ensino da matemática já começa a ser introduzido na criança assim que ela entra na escola, essa primeira fase de ensino é de extrema  importância para nortear os conceitos dos alunos, para despertar neles o interesse e o prazer pela matemática. O professor no entanto tem um papel fundamental no ensino destas crianças, pois seus métodos é que influenciaram tanto negativamente quanto positivamente.
     O homem já nasce com a matemática em sua vida e a leva ate a morte, então porque não trazer o cotidiano para a educação?, este método tão defendido por Paulo Freire é importantíssimo para educação, pois mostra sentido naquilo que se aprende. Devemos levar em conta também que quando nos referimos a educação infantil a ludicidade, criatividade, brincadeiras e jogos nunca são demais, esses são grandes auxiliares na hora de ensinar.
     A principal forma de ensino na educação infantil esta sem duvida alguma na exploração da ludicidade em todas as atividades desenvolvidas. No âmbito da matemática a exploração dos diferentes tipos de jogos é de grande importância, pois eles desenvolvem diversos aspectos cognitivos dos alunos, é através dos jogos que os alunos aprendem a agir estimulando a curiosidade e gerando a autoconfiança, os desenvolvimentos do pensamento e da concentração também fazem parte do resultado dos mais variados tipos de jogos.
     Os jogos sempre foram defendidos por pensadores que revolucionaram na educação como Jean Piaget e Vygotsky e hoje é comprovado a sua eficácia no processo de ensino a aprendizagem, por fazer com que os alunos desenvolvam o raciocínio logico, adquiram agilidade, aumentando assim seu rendimento.
     Junto com este trabalho lúdico nas atividades o professor devera estimular a criança a pensar e interagir com os colegas, pois é necessário que a criança tenha autonomia e liberdade para construir seu próprio conhecimento, esta seria a forma direta de dar continuidade aos trabalhos realizados com os jogos e as brincadeiras. Neste processo o professor deve estar atento as dificuldades individuais dos alunos para que a partir deste olhar critico ele possa intervir de maneira correta na aprendizagem, isso vai ser de grande importância na qualidade do ensino, gerando uma maior desempenho individual.
     É como dizia Paulo Freire “ – Ninguém ignora tudo, ninguém sabe tudo, todos nos sabemos alguma coisa, todos nos ignoramos alguma coisa, por isso aprendemos sempre. ’’. É assim em toda e qualquer área da educação, o ensino e aprendizagem devem caminhar juntos de forma que todos aprendam ate mesmo os educadores.







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